Madeira

Madeira



A Madeira é conhecida como a ilha da eterna primavera, belas montanhas, falésias rochosas, florestas de louros, riqueza de flores e frutas... e o oceano circundante cheio de peixes. O nome “Madeira”, dado pelos exploradores, tem origem nas suas florestas exuberantes. Dois terços da ilha são um parque natural protegido e a sua caraterística floresta húmida subtropical – a laurissilva – está na lista de Património da Humanidade da UNESCO. O arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira e de Porto Santo e por dois conjuntos de ilhéus, designados como ilhas Desertas e ilhas Selvagens, habitadas apenas por guardas do Parque Natural da Madeira. A ilha principal é um verdadeiro paraíso para os amantes de caminhadas e de vida selvagem. Nas águas circundantes também é possível observar baleias.

O nome da cidade do Funchal deriva de funcho, uma erva aromática abundante na ilha. O Funchal é um centro de spa reconhecido internacionalmente, com uma bela avenida marginal ao longo da sua praia atlântica. Vale a pena fazer uma caminhada por ela, que leva diretamente ao centro da cidade, onde o esperam ruas estreitas cercadas por casas pitorescas, cafés e restaurantes românticos, além de adegas locais e vários monumentos. Este centro histórico tem também igrejas, museus, centros culturais, tabernas acolhedoras e locais de entretenimento. O Forte de São Tiago, o forte de São João Batista do Pico, o Mercado dos Lavradores e o famoso bairro do Lido são também locais a visitar no Funchal. Algo muito interessante para fazer no Funchal é um passeio de teleférico de vários minutos desde o centro até ao Monte. Os fãs de futebol podem tirar uma selfie ao visitar o Museu de Cristiano Ronaldo, na Praça do Mar.

Apesar da proximidade à Madeira, Porto Santo é radicalmente diferente devido à sua paisagem – a escassa flora desta ilha contrasta com o verde luxuriante da Madeira. Os colonizadores que cortaram árvores para construção e um clima mais árido são responsáveis por esta paisagem. Apesar disso, Porto Santo atrai muitos turistas, residentes da Madeira e de Portugal continental, graças às suas praias de águas quentes e transparentes. No arquipélago da Madeira, a temperatura da água do mar oscila entre 19º C e 25º C, o que torna este destino bastante procurado por quem também quer fazer turismo de praia.
O lado sul da ilha é bordejado por uma faixa de 10 km de areia com dunas e vinhas ao fundo, fazendo lembrar praias conhecidas de resorts europeus. A capital é Vila Baleira, situada entre os dois picos gémeos da ilha.

As ilhas desabitadas: Desertas e Selvagens. As ilhas desertas ficam algumas dezenas de quilómetros a sudeste do Funchal e podem ser avistadas a olho nu. Estão classificadas como Reserva Natural pelo Estado português e como reserva biogenética pelo Conselho da Europa, em reconhecimento pelo seu valor natural e ecológico. A proteção ambiental das ilhas foi justificada pela necessidade de proteger o lobo-marinho, cuja população está em recuperação, e também outros animais selvagens, pássaros e flora única, com várias espécies raras e endémicas. As ilhas Selvagens ficam 250 km a sul do Funchal e também são uma Reserva Natural.